Reggae é um gênero musical desenvolvido
originalmente na Jamaica do fim da década de 1960.
Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior
parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggae indica
mais especificamente um tipo particular de música que se originou do
desenvolvimento do ska e
do rocksteady.
O reggae se baseia num
estilo rítmico caracterizado
pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo
normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e
seus compassos normalmente são acentuados na
segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo
ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da
segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira
batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas
que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham
incorporado estas inovações de maneira independente.
O cantor e compositor Bob Marley é
o ícone deste estilo musical
Etimologia
A edição de 1967 do Dictionary
of Jamaican English ("Dicionário de inglês jamaicano") lista reggae como "a recently estab. sp. for rege",
as inrege-rege, a word that can mean either "rags, ragged
clothing" or "a quarrel, a row". ("uma grafia
recentemente estabelecida de rege", como emrege-rege,
palavra que pode significar tanto "farrapos", "roupas
rasgadas" quanto "uma confusão", "uma discussão".)
Como um termo musical
apareceu pela primeira vez no hit de 1968 "Do the Reggay", dos Maytals, porém já era usado em Kingston,
capital da Jamaica, como nome de uma dança mais lenta e de um estilo de
rocksteady. Como declarou o artista do gênero Derrick Morgan:
Não gostávamos do nome
'rock steady' ("rock constante"), então tentei algo diferente numa
versão de "Fat Man". A batida foi mudada novamente, e o órgão usado
para assustar. Bunny Lee, o produtor, gostou daquilo. Ele
criou o som com o órgão e a guitarra base. Soava como 'reggae, reggae', e
aquele nome pegou. Bunny Lee começou a usar a palavra e logo todos os músicos
estavam dizendo 'reggae, reggae, reggae'.
O historiador do
reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do
termo streggae ("mulher fácil"), do patois jamaicano,
para reggae. Toots Hibbert,
no entanto, disse:
Existe uma palavra que
usávamos na Jamaica, 'streggae'. Se uma garota estiver passando e os caras
olharem para ela e disserem 'Man, she's streggae', significa que ela não se
veste bem, parece esfarrapada. As garotas diziam isso sobre os homens também.
Certa manhã eu e meus dois amigos estávamos tocando, e eu disse 'OK man, let's
do the reggay.' Foi apenas algo que saiu da minha boca. E então começamos a
cantar 'Do the reggay, do the reggay', e criamos uma batida. As pessoas me
disseram mais tarde que tínhamos dado um nome ao som. Antes daquilo as pessoas
o chamavam de blue-beat e todo tipo de coisa. Agora está no
Guinness World of Records.
Bob Marley teria
alegado que a palavra reggae veio de um termo espanhol que se refere à "música do
rei". Os
comentários em To the King, uma compilação de música gospel reggae cristã,
sugere que o termo viria do latim regi,
"para o rei".
Precursores
Embora tenha sido
influenciado fortemente pela música tradicional africana e caribenha, assim como
pelo rhythm and blues americano,
o reggae traça sua origem direta ao desenvolvimento progressivo do ska e do
rocksteady na Jamaica da década de 1960.
O ska surgiu pela
primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a
partir de um gênero anterior, o mento O
ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados
da guitarra ou
do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos metais. Além de sua
imensa popularidade entre os adeptos da moda rude boy,
no país, o estilo conquistou muitos adeptos entre os mods, na Grã-Bretanha,
a partir de 1964. De acordo com Barrow, os rude boys começaram
a tocar deliberadamente os seus discos de ska a meia velocidade, preferindo
dançar mais lentamente como parte de sua imagem de durões.
Em meados da década
diversos músicos já haviam começado a tocar o ska num andamento mais lento,
enfatizando a linha de baixo e os tempos fracos. O som mais lento foi chamado
derocksteady,
o nome de um single de Alton Ellis. Esta fase da música jamaicana
durou apenas até 1968,
quando os músicos começaram a deixar ainda mais lento os andamentos das
músicas, e lhes acrescentaram ainda mais efeitos; isto levou à criação do
reggae.
História
Vocalista
de UB40 no
Raggamuffin 2009.
A mudança do rocksteady
para o reggae foi ilustrada pelo shuffle de órgão cujo pioneiro foi Bunny Lee, destaque nos singles de
transição entre os dois gêneros, "Say What You're Saying" (1967),
de Clancy Eccles, e "People Funny
Boy" (1968), de Lee "Scratch" Perry. A faixa de
1967 dosPioneers, "Long Shot
Bus' Me Bet", já foi identificada como o exemplo mais antigo do novo ritmo
que ficaria conhecido como reggae. No
início de 1968 as primeiras gravações de reggae foram feitas: "Nanny
Goat", de Larry Marshall, e "No More
Heartaches", dos Beltones. O hit de 1968 "Hold Me
Tight", do artista americano Johnny Nash,
recebeu o crédito de ter colocado o reggae pela primeira vez nas paradas de
sucesso dos Estados Unidos. . O reggae começou a aparecer também no rock; um exemplo de canção
do gênero que tinha uma levada de reggae foi "Ob-La-Di, Ob-La-Da",
dos Beatles,
de 1968.
The Wailers, uma banda fundada
por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer em
1963, geralmente é tido como o grupo mais conhecido mundialmente a ter feito a
transição por todos os três estágios da evolução do reggae - desde hits de ska
como "Simmer Down", para o rocksteady mais lento, até o reggae.
Além do Wailers, outros pioneiros importantes do gênero foram Prince Buster, Desmond Dekker, Jackie Mittoo, entre outros.
Os produtores jamaicanos
foram influentes no desenvolvimento do ska para o rocksteady e o reggae na
década de 1960. Alguns dos mais célebres produtores foram Coxsone Dodd, Lee "Scratch" Perry, Leslie Kong, Duke Reid, Joe Gibbs e King Tubby.
Um destes primeiros produtores foi Chris Blackwell, fundador
da Island Records em 1960, que se mudou para
a Inglaterra em
1962, onde continuou a promover a música de seu país, formando uma parceria com
a Trojan Records, fundada por Lee Gopthal em
1968, e que lançou obras de reggae no Reino Unido até 1974, quando foi comprada
pela Saga. E pra compensar, já existindo um grupo amante de música negra
os Mod,
fez então chamar atenção desses jovens aos seus shows na Inglaterra, e dali
surgindo um novo estilo de vida o Skinhead
O filme The Harder They Come, de 1972, com Jimmy Cliff,
gerou popularidade e um interesse considerável para o reggae nos Estados Unidos
e, consequentemente, no resto do mundo; o cover de 1974 da canção "I Shot the Sheriff", de Bob Marley, feita
pelo guitarrista inglês Eric Clapton, ajudou a trazer o reggae ainda mais para o mainstream. A
partir da metade da década de 1970 o reggae começou a obter cada vez mais tempo
de execução nas rádios do Reino Unido, especialmente no programa de John Peel.
A chamada "Era de Ouro do Reggae" corresponde aproximadamente ao dias
de glória do roots reggae,
o chamado "reggae de raiz". Na segunda metade da década a cena punk do
país começou a se formar, e alguns DJs de punk
costumavam tocar canções de reggae durante suas apresentações. Algumas bandas
de punk incorporaram influências do reggae em sua música, e ao mesmo tempo o
gênero começou a passar por uma espécie de renascimento no Reino Unido, que
prosseguiu até a década seguinte, exemplificado por grupos
como Steel Pulse, Aswad, UB40 e Musical Youth.
Entre outros artistas de reggae que gozaram de um destaque internacional no
início da década de 1980 estão Third World, Black Uhuru e Sugar Minott.
Os Prêmios Grammy introduziram a categoria de melhor álbum de
reggae em 1985.
Reggae e sociedade
Original da década de 1960,
o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes
do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário
da década de 1970. O reggae é
constantemente associado ao movimento religioso rastafari,
que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas
décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de
vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o
sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características
que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por
exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas
sociais
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